Zometa® é usado para reduzir a quantidade de cálcio no sangue de pacientes com hipercalcemia induzida por tumor (HIT). Este medicamento também é usado para prevenir complicações relacionadas ao esqueleto (como por exemplo, fraturas patológicas) em pacientes com tumor maligno avançado com metástases ósseas.
Zometa® também é indicado para prevenção da perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico a base de hormônios em pacientes com câncer de próstata ou câncer de mama.
PRINCÍPIO ATIVO
Ácido Zoledrônico
ARMAZENAMENTO
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C).
CONTRAINDICAÇÃO
Hipersensibilidade ao ácido zoledrônico ou a outro bisfosfonato (o grupo de substâncias ao qual Zometa® pertence), ou quaisquer outros ingredientes de Zometa® listados no início dessa bula; Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e lactantes.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS
Nível baixo de fosfato do no sangue, formigamento ou dormência das mãos ou dos pés (parestesia), pressão arterial elevada (hipertensão), inchaço das mãos, tornozelos ou pés (edema periférico), distúrbios do sono, dor de cabeça e sintomas de gripe como febre, fadiga, fraqueza, sonolência, calafrios e dores ósseas, musculares e nas juntas, reações gastrintestinais tais como náuseas, vômitos, constipação e perda de apetite, nível baixo de células vermelhas (anemia), nível baixo de cálcio no sangue, rigidez das articulações, exames sanguíneos indicando alterações na função renal (níveis mais altos de creatinina), conjuntivite, como relatado com outros bisfosfonatos (o grupo de substâncias ao qual o Zometa® pertence), sudorese excessiva (hiperhidrose).