Voxzogo é indicado para o tratamento da acondroplasia em pacientes a partir de 2 anos de idade cujos ossos ainda estão crescendo. A acondroplasia é uma doença genética que afeta o crescimento de quase todos os ossos do corpo, inclusive do crânio, da coluna, dos braços e das pernas, resultando em estatura muito baixa com uma aparência característica.
O medicamento é indicado apenas para a acondroplasia que é causada por mutações no gene FGFR3, confirmada por teste genético.
PRINCÍPIO ATIVO
Voxzogo contém o princípio ativo vosoritida. É similar a uma proteína do corpo chamada de peptídeo natriurético tipo C (CNP). Vosoritida é produzido com tecnologia recombinante, envolvendo bactérias que foram modificadas para incluir o gene para a produção da proteína.
Vosoritida atua diretamente nos pontos de crescimento dos seus ossos para promover um novo crescimento ósseo.
ARMAZENAMENTO
Armazenar sob refrigeração (entre 2°C e 8°C). Não congelar. Armazenar o medicamento em sua embalagem original para proteger da luz.
Voxzogo pode ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) por até 90 dias, mas não além da data de validade. Não devolva Voxzogo ao refrigerador após o armazenamento em temperatura ambiente. Registre na embalagem a data em que removeu Voxzogo do refrigerador para armazená-lo em temperatura ambiente.
Use Voxzogo assim que for preparado como solução. Em qualquer caso, deve ser administrado no prazo de 3 horas após a preparação da solução. Não use este medicamento se a solução injetável estiver turva ou contiver quaisquer partículas.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
CONTRAINDICAÇÃO
Voxzogo não deve ser usado se você ou o seu filho forem alérgicos a vosoritida ou a qualquer outro componente deste medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS / EFEITOS COLATERAIS
Vômitos, reação no local da injeção, diminuição da pressão sanguínea (os efeitos temporários podem incluir tonturas, sensação de cansaço e/ou enjoo logo após a injeção), altos níveis de fosfatase alcalina no sangue (demonstrados em exames de sangue).