Noxafil pode ser usado para prevenir infecções fúngicas em pacientes nos quais o sistema imune possa estar debilitado por outros medicamentos ou doenças.
PRINCÍPIO ATIVO
Posaconazol.
ARMAZENAMENTO
Deve ser armazenado em local fresco e arejado, longe da luz solar sob temperatura ambiente de 15°C a 30°C.
Após aberto, Noxafilé válido por quatro semanas.
Caso tenha sobrado um pouco da suspensão no frasco e já tenham se passado mais de quatro semanas desde a sua abertura, não use o medicamento.
CONTRAINDICAÇÃO
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa: Alérgica (hipersensível) ao posaconazol ou a qualquer um dos outros componentes de Noxafil; Que estiver tomando medicamentos que contenham alcaloides do ergot (usados para tratar enxaqueca). O posaconazol pode aumentar o nível desses medicamentos no sangue, podendo levar a reduções consideráveis do fluxo sanguíneo para algumas partes do corpo e comprometer os tecidos; Que estiver tomando qualquer um dos medicamentos listados abaixo, pois o uso concomitante do posaconazol pode aumentar os níveis destes no sangue, podendo levar a distúrbios no ritmo cardíaco: Terfenadina (usada para tratar alergias); Astemizol (usado para tratar alergias); Cisaprida (usada para tratar problemas estomacais); Pimozida (usada para tratar sintomas do transtorno de Tourette); Halofantrina (usada para tratar malária); Quinidina (usada para tratar arritmias cardíacas). Que estiver em uso de sinvastatina, lovastatina, atorvastatina ou alguns dos medicamentos semelhantes (chamados inibidores da HMG-CoA redutase ou estatinas), usados para tratar níveis elevados de colesterol no sangue.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS
Como todo medicamento, Noxafi pode causar efeitos colaterais como os descritos abaixo: Dor de cabeça, tontura, dormência ou formigamento; Sonolência; Náusea, perda de apetite, dor ou transtorno estomacal, diarreia, vômito, flatulência, boca seca; Alterações nas provas de função hepática; Exantema; Fraqueza, cansaço; Diminuição no número de glóbulos brancos no sangue (o que pode aumentar o risco de infecções); Febre; Níveis anormais de sais (íons) no sangue.