Epclusa é um medicamento que contém as substâncias ativas sofosbuvir e velpatasvir num único comprimido. É administrado para tratar uma infeção viral crónica do fígado (prolongada) designada por hepatite C em adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
As substâncias ativas presentes neste medicamento atuam em conjunto bloqueando duas proteínas diferentes que o vírus necessita para crescer e reproduzir-se, permitindo que a infeção seja eliminada permanentemente do organismo.
Epclusa é por vezes tomado com outro medicamento, a ribavirina.
PRINCÍPIO ATIVO
Velpatasvir + Sofosbuvir.
ARMAZENAMENTO
Deve ser armazenado em local fresco e arejado, longe da luz solar sob temperatura ambiente de 15°C a 30°C.
CONTRAINDICAÇÃO
Não utilize e informe o seu médico se você tem alergia ao sofosbuvir, velpatasvir ou a qualquer outro componente deste medicamento.
Se estiver utilizando qualquer um dos seguintes medicamentos: • rifampicina e rifabutina (antibióticos utilizados para tratar infeções, incluindo a tuberculose); • Erva de São João (Hypericum perforatum – medicamento à base de plantas utilizado para tratar a depressão); • carbamazepina, fenobarbital e fenitoína (medicamentos utilizados para tratar a epilepsia e evitar convulsões).
O tratamento com Epclusa em combinação com ribavirina é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
REAÇÕES ADVERAS E EFEITOS COLATERAIS
Durante o uso deste medicamento é comum apresentar sintomas como dor de cabeça e fadiga (cansaço extremo), náusea, astenia (fraqueza), insônia (dificuldade para dormir e/ou permanecer dormindo) e irritabilidade, diarreia, erupção da pele (rash) e depressão.