Docetaxel é indicado para o tratamento de câncer de mama matastático, câncer de mama adjuvante, câncer de pulmão de pequenas células, câncer de ovário, câncer de próstata, adenocarcinoma gástrico e câncer de cabeça e pescoço.
PRINCÍPIO ATIVO
Docetaxel.
ARMAZENAMENTO
Docetaxel deve ser mantido em sua embalagem original, mantido sob refrigeração (2ºC a 8ºC), protegido da luz e umidade.
Docetaxel reconstituído com sua respectiva solução diluente é estável por até 8 horas em temperatura menor ou igual a 25°C, protegido da luz.
Esta solução, posteriormente diluída em solução para infusão contendo glicose a 5% ou cloreto de sódio a 0,9% é estável por 4 horas em temperatura menor ou igual a 25 °C, protegido da luz.
CONTRAINDICAÇÃO
Em pacientes com história de reações alérgicas severas ao docetaxel ou ao polissorbato 80. Em pacientes com contagem do número de neutrófilos (quantidade de certo tipo de células brancas do sangue) < 1.500 células/mm3. Em mulheres grávidas. Em pacientes comredução severa da função do fígado. Quando houver contraindicações a outros fármacos, estas também são aplicadas quando associados com docetaxel.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS
Erupção na pele com ou sem coceira, aperto no peito, dor lombar, falta de ar e febre medicamentosa ou calafrio. Enjoo (40,5%), vômito (24,5%), diarreia (40,6%), anorexia (16,8%), estomatite (inflamação na mucosa da boca) (41,8%), perversão do paladar (10,1%).